sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Copa no Brasil vai exigir domínio da Língua Inglesa.
Segundo expectativas da Fifa, a Copa do Mundo de 2014 deve atrair mais de 500 mil
turistas para o Brasil, movimentando inúmeros setores da nossa economia, gerando empregos e muitas possibilidades de negócios para
as empresas. Um gargalo histórico, entretanto, precisa ser enfrentado para que os brasileiros consigam receber bem os visitantes estrangeiros, oferecendo-lhes uma
experiência positiva. Para manter uma comunicação básica com o turista, fator fundamental para um atendimento de qualidade, será necessário saber falar inglês
.
Seja em lojas, hotéis, bares, restaurantes, farmácias, seja em qualquer outro tipo de comércio ou prestação de serviços, é fundamental que pelo menos parte do staff domine algumas ferramentas básicas da língua inglesa, que permitam estabelecer uma comunicação eficiente com o turista estrangeiro. Como uma das sedes da Copa, o Recife deve receber milhares de turistas. Com exceção das poucas horas em que estará nos estádios assistindo aos jogos da primeira fase, essa multidão estará circulando por toda a cidade, consumindo produtos e serviços, frequentando estabelecimentos comerciais, buscando opções de lazer e diversão. Naturalmente, a empresa capacitada para se comunicar com esse turista, oferecendo-lhe um atendimento atencioso e eficaz, terá mais chances de alcançar bons resultados. A boa notícia é que é possível capacitar as equipes
operacionais, dando-lhes as ferramentas básicas de vocabulário para atendimento na língua inglesa, sem que seja necessário investir em um curso tradicional, longo e, muitas
vezes, caro. A alternativa são os cursos instrumentais, capacitações nas quais os
funcionários aprendem de forma eficaz o conteúdo básico para falar e compreender as
expressões mais utilizadas no atendimento. Dessa forma, um garçom deve dominar o nome dos pratos, os ingredientes, as opções de bebida, de sobremesa. Um vendedor de loja deve saber informar tamanhos, cores, modelos, preços e outras variáveis sempre presentes no atendimento. E assim por diante.
A ideia é focar na comunicação oral, capacitando as equipes por meio de simulações de atendimento nas quais elas vão
vivenciar as situações mais comuns enfrentadas no contato com o turista estrangeiro,
adquirindo fluência para que o atendimento transcorra com naturalidade. A capacitação instrumental em inglês, além do benefício óbvio de permitir a comunicação com o turista,
também contribui para o aumento da autoestima do funcionário, na medida em que
diminui seu medo e constrangimento de atender um cliente sem dominar o idioma
dele.
Nada pior do que tentar estabelecer uma comunicação por mímica — as chances de
oferecer um produto ou serviço em desacordo com o desejo do cliente são grandes,
comprometendo todo o esforço em prestar um atendimento de qualidade. O treinamento em inglês instrumental é bem mais rápido do que um curso convencional. Mesmo com pouco tempo, os resultados fazem uma grande diferença.
O ideal é que, após uma capacitação inicial, haja uma continuidade no processo de aprendizagem, com reciclagens periódicas que vão permitir ao funcionário adquirir maior domínio do conteúdo
trabalhado e, consequentemente, maior confiança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário